domingo, 26 de janeiro de 2014

História de Zaqueu

História de Zaqueu: Lucas 19
Jericó era uma cidade bonita que ficava perto de um vau do rio Jordão. Um vau é um lugar do rio onde a água é rasa o suficiente para as pessoas passarem. Assim, quando os viajantes da província de Peréia iam a Jerusalém, na província da Judéia, atravessavam o rio próximo a Jericó. Havia muitos publicamos, ou cobradores de impostos, em Jericó. Quando as pessoas viajavam de uma província a outra, tinham que pagar impostos ou taxas. O chefe dos publicanos em Jericó era Zaqueu. Zaqueu ficou sabendo que Jesus e Seus discípulos passariam por Jericó em sua viagem a Jerusalém, onde Jesus morreria, e sentiu muita vontade de vê-lo, mas a multidão em volta Dele era muito grande, e Zaqueu era baixinho demais.
Zaqueu olhou a estrada por onde Jesus teria que passar. Viu uma árvore perto da estrada. Correu e subiu na árvore. Agora podia ver! Enquanto Zaqueu olhava, a multidão começou a descer pela estrada. Ele deve ter gostado de ver como Jesus conversava primeiro com uma pessoa e depois com todas as outras. Deve ter apreciado o modo como Ele as curava e falava sobre o amor de Deus por elas. Quando a multidão estava debaixo da árvore, Zaqueu viu Jesus olhar para cima. Ele olhou direto para Zaqueu e disse:
- “Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa”. - Lucas 19:5.
Jesus sabia o nome de Zaqueu! Ele iria até a sua casa! Zaqueu não podia acreditar, ele estava tão agradecido pelas palavras de Jesus! Depressa, obedeceu e desceu da árvore. Mas as pessoas em volta de Jesus não gostaram. Elas ficaram zangadas. Odiavam Zaqueu e gritaram:
-"Este Homem vai Se hospedar na casa de um pecador!" Lucas 19:7.
Zaqueu morava pertinho de onde João Batista havia pregado. Ele conhecia a mensagem de João. Conhecia a mensagem de Jesus. Mas não havia entregado o coração a Deus até que Jesus lhe disse que iria a sua casa. Naquele momento, entretanto, uma grande mudança aconteceu no interior daquele pequeno homem. Ele entendeu que a maneira como estava vivendo não era certa. Precisava mudar. Queria fazer isso, e de uma forma que pudesse ser justo diante de Deus e das pessoas que ele havia enganado. Antes de as pessoas saírem dali, Zaqueu disse:
- Darei metade do meu dinheiro aos pobres. Se eu tiver prejudicado alguém, devolverei a essa pessoa quatro vezes mais!
Jesus ficou muito feliz em ouvir Zaqueu escolher segui-lo e disse:



Material enviado pela ex aluna da APEC-Rolândia Eliza Barboza

Nenhum comentário:

Postar um comentário