domingo, 26 de janeiro de 2014

Good News Guaraní(Chiripa)

Good News Guaraní,Bolívian,Western

Good News Guaraní,Bolívian,Western-2ª Parte

Good News Guaraní,Bolívian,Western-3ª Parte

Good News Quichua,Pastaza,Northern

Good News Quichua,Pastaza,Northern-2ªParte

Good News Quichua,Pastaza,Northern-3ªParte

Beginning with God-Quechua,Margos

Victory through God-Quechua,Margos

Acts of the Holy Spirit-Quechua,Margos

Good News-Histórias Bíblicas-Quechua,Norte de Bolívia:Apolo

Jesus-Lord & Savior-Histórias Bíblicas-Quechua,Norte de Bolívia:Apolo

História de Zaqueu

História de Zaqueu: Lucas 19
Jericó era uma cidade bonita que ficava perto de um vau do rio Jordão. Um vau é um lugar do rio onde a água é rasa o suficiente para as pessoas passarem. Assim, quando os viajantes da província de Peréia iam a Jerusalém, na província da Judéia, atravessavam o rio próximo a Jericó. Havia muitos publicamos, ou cobradores de impostos, em Jericó. Quando as pessoas viajavam de uma província a outra, tinham que pagar impostos ou taxas. O chefe dos publicanos em Jericó era Zaqueu. Zaqueu ficou sabendo que Jesus e Seus discípulos passariam por Jericó em sua viagem a Jerusalém, onde Jesus morreria, e sentiu muita vontade de vê-lo, mas a multidão em volta Dele era muito grande, e Zaqueu era baixinho demais.
Zaqueu olhou a estrada por onde Jesus teria que passar. Viu uma árvore perto da estrada. Correu e subiu na árvore. Agora podia ver! Enquanto Zaqueu olhava, a multidão começou a descer pela estrada. Ele deve ter gostado de ver como Jesus conversava primeiro com uma pessoa e depois com todas as outras. Deve ter apreciado o modo como Ele as curava e falava sobre o amor de Deus por elas. Quando a multidão estava debaixo da árvore, Zaqueu viu Jesus olhar para cima. Ele olhou direto para Zaqueu e disse:
- “Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa”. - Lucas 19:5.
Jesus sabia o nome de Zaqueu! Ele iria até a sua casa! Zaqueu não podia acreditar, ele estava tão agradecido pelas palavras de Jesus! Depressa, obedeceu e desceu da árvore. Mas as pessoas em volta de Jesus não gostaram. Elas ficaram zangadas. Odiavam Zaqueu e gritaram:
-"Este Homem vai Se hospedar na casa de um pecador!" Lucas 19:7.
Zaqueu morava pertinho de onde João Batista havia pregado. Ele conhecia a mensagem de João. Conhecia a mensagem de Jesus. Mas não havia entregado o coração a Deus até que Jesus lhe disse que iria a sua casa. Naquele momento, entretanto, uma grande mudança aconteceu no interior daquele pequeno homem. Ele entendeu que a maneira como estava vivendo não era certa. Precisava mudar. Queria fazer isso, e de uma forma que pudesse ser justo diante de Deus e das pessoas que ele havia enganado. Antes de as pessoas saírem dali, Zaqueu disse:
- Darei metade do meu dinheiro aos pobres. Se eu tiver prejudicado alguém, devolverei a essa pessoa quatro vezes mais!
Jesus ficou muito feliz em ouvir Zaqueu escolher segui-lo e disse:



Material enviado pela ex aluna da APEC-Rolândia Eliza Barboza

ELIAS OROU E DEUS MANDOU CHUVA

PRINCÍPIO: Sua oração é tão poderosa quanto à de Elias!
VERSÍCULO: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito”. Jo 15:7
ALVO: Motivar as crianças a orar por todas as coisas, inclusive coisas difíceis. Mostrar que a fé move os céus!
QUEBRA-GELO: Uma bola de festa vazia
Material: Uma bola de festa (bola de assoprar de aniversário).
Dinâmica: Se eu disser que esta bola faz barulho, vocês vão acreditar? (Balance a bola). Vocês estão ouvindo algum barulho? O que eu preciso fazer para ouvir o barulho que esta bola é capaz de fazer? Eu tenho que encher a bola! (Encha só um pouco). Vocês estão ouvindo alguma coisa? Ainda não? (Continue enchendo até estourar). Ouviram o barulho que ela faz? Moral: Da mesma forma é a oração Eu só vou ver o poder da oração se eu orar, pois a oração tem muito poder!
ORAÇÃO: Ore pelas crianças intercedendo a Deus que continue fazendo a palavra logos se tornar rema em seus corações. Declare mais uma vez que todo ensinamento será como semente e que dará muitos frutos para a vida delas.
REVISÃO: (Revisão da Lição Passada) Bem crianças, o que foi mesmo que aprendemos na lição passada sobre Elias?
1) O PROFETA É ALGUÉM QUE TEM UMA MENSAGEM DE DEUS  / 2) O PROFETA PRECISA TER CORAGEM PARA FALAR A MENSAGEM DE DEUS.
INTRODUÇÃO: TEXTO BÍBLICO - 1 REIS 18:20-39
 “O Senhor mandou Elias, encontrar-se com o rei Acabe e dizer: Por que vocês estão adorando as imagens de Baal? Por acaso, pensam que não há Deus em Israel? Disse mais o Senhor: Ordene agora a todo o povo de Israel que vá encontrar-se comigo no monte Carmelo. Mande também os quatrocentos e cinqüenta profetas do deus Baal. Elias chegou perto do povo e disse: Até quando vocês vão ficar em dúvidas sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal! Porém o povo não respondeu nada. Então Elias disse: Os profetas de Baal vão orar ao seu deus, e eu orarei ao Senhor. O deus que responder mandando fogo, este é que é Deus. E todo o povo respondeu: Está bem assim! Então Elias disse aos profetas de Baal: Orem ao seu deus, e eles gritavam assim: Ó Baal, responde às nossas orações! Elias começou a caçoar deles. Ele dizia: Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que tenha ido ao banheiro. Aí os profetas oraram mais alto e começaram a se cortar com facas e punhais, conforme o costume deles, até que o sangue começou a correr. Passou o meio-dia, e eles continuaram a orar e a gritar; porém não se ouviu nenhum som. Então Elias disse ao povo: Cheguem para mais perto de mim. Todos chegaram mais perto, e o profeta Elias chegou perto do altar e orou assim: Ó Senhor Deus, prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem. Responde-me, ó Senhor, para que o povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti! Então o Senhor mandou fogo. E o fogo queimou o altar e tudo que estava nele. Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram: O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”
APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:
1)      O PROFETA É ALGUÉM QUE ORA E DEUS RESPONDE: Elias orou e pediu a Deus que mandasse chuva. Logo depois, caiu uma chuva muito forte e todos ficaram sabendo que foi por causa da oração de Elias. É por isso que o profeta de Deus é alguém que ora e Deus responde. Deus tem profetas hoje? Sim, Ele tem. Hoje, Deus não quer usar apenas um profeta, como na época de Elias. Deus quer usar muitos profetas. Você faz parte dos profetas de Deus! Vocês sabem orar? Deus já respondeu alguma oração de vocês? Então, vocês devem aprender a orar mais e Deus vai usar vocês para fazer muitos milagres através de suas orações!   

2)      DEVEMOS ORAR MAIS DE UMA VEZ: Elias não orou só uma vez para que Deus enviasse chuva, mas sim sete vezes. A primeira vez que Elias orou, ele pediu ao seu ajudante que olhasse no céu para ver se havia alguma nuvem de chuva. Vocês já viram como as nuvens ficam escuras, quando vai chover? Elias continuou orando até aparecer sinal de chuva. Se Elias, que era profeta de Deus, precisou orar mais de uma vez, isso significa que nós precisamos orar também. Vocês devem orar quantas vezes for preciso, até receber a resposta de suas orações. Elias só parou de orar depois que ele viu no céu sinal de chuva. Às vezes, nós oramos e parece que não acontece nada, mas isso não é verdade. Deus age quando nós oramos, nós apenas não vemos. Aprendam com Elias, orem até Deus responder a sua oração! 

3)      A SUA ORAÇÃO TEM O MESMO PODER DA ORAÇÃO DE ELIAS: Na última vez que Elias orou, apareceu uma nuvem pequenininha, do tamanho da mão de um homem. Como será que era essa nuvem? Levantem suas mãos e olhem para elas. A nuvem era um pouco maior que uma mão de criança, era do tamanho da mão de um homem. Daquela pequena nuvem, caiu uma grande chuva! Talvez vocês achem que suas orações sejam pequenas, mas suas orações têm poder. Através delas, Deus pode fazer coisas muito grandes. Pensem em algo muito grande! Deus pode fazer isso. Sabe por quê? Porque as orações têm o mesmo poder da oração de Elias! 
COMPARTILHAR:
 Por que Deus não enviou chuva na terra no tempo de Elias? Porque Elias orou para não chover.
 Por que será que Deus usa os profetas? Porque eles oram!
 Deus tem algum profeta hoje? Sim! Quem crê que é um profeta de Deus? Resposta pessoal
 O que vocês precisam fazer para serem profetas com Elias? Orar.
Qual o sinal que Deus deu para Elias de que ia chover? Uma pequena nuvem.

As suas orações têm o mesmo poder da oração de Elias? Sim. 



Material enviado pela ex aluna da APEC-Rolândia Eliza Barboza

A Parábola da Ovelha Perdida

A Parábola da Ovelha Perdida - Lucas 15:1-7
Quando Jesus estava entre os Judeus, muitas pessoas pecadoras queriam escutar sobre o amor de Deus e o seu perdão. Isto deixava muito irados àqueles que se achavam justos. Então Jesus contou esta parábola: Havia um Pastor que tinha cem ovelhas. Ele amava cada ovelha do seu rebanho. E as levava para comer nos melhores pastos. Todas as suas ovelhas o seguiam obedientemente, todas menos uma. Esta ovelha era muito inquieta e muitas das vezes em lugar de prestar atenção ficava entretida com coisas inúteis e tolas. Nós somos muitas vezes como essa ovelhinha distraída. Em lugar de seguir a Deus ficamos entretidas fazendo coisas que não tem serventia.

E até muitas vezes fazemos coisas que ofendem a Deus. A Bíblia chama isto de PECADO. Você sabe o que é pecado? Bater no irmão (a), desobedecer aos nossos pais, mentir, dizer palavrões, roubar ou pegar as coisas que não nos pertencem, brigar com colegas, colar na escola, enganar, ser orgulhoso, rejeitar os colegas, etc. Então, esta ovelhinha distraída deixou de seguir ao pastor e começou a se distanciar do rebanho e dos cuidados do seu pastor. Até que, sem saber quanto tempo tinha passado, percebeu que estava num lugar muito perigoso e estranho. O pastor nunca tinha levado ela nesse lugar e por isso não sabia voltar.
Ela deu um pulo e caiu num barranco. Lastimada e muito assustada começou a chorar. Ela não sabia fazer outra coisa e tampouco podia se livrar sozinha. O pastor era muito responsável e a cada tanto contava as suas ovelhas, e quando contou percebeu que estava faltando uma, aquela que sempre estava em encrencas. Isso deixou o pastor muito triste. Como você imagina que Jesus se sente cada vez que decidimos desobedecer e fazer aquilo que é mau? Será que Jesus deixa de nos amar por sermos pecadores? Não. Ele nunca deixa de nos amar. Mas não ama nem um pouquinho o pecado que nos distancia dele.
O pastou também não amava os maus caminhos que a ovelhinha havia trilhado. O que você acha que o pastor fez? Sim, decidiu deixar as 99 e buscar a ovelha perdida! O pastor conhecia bem todos os territórios e o único caminho que a ovelhinha poderia haver pegado era o do barranco, ele tinha quase certeza disso. Sendo assim a ovelhinha estava correndo perigo de vida. Assim são os caminhos do pecado, eles nos distanciam de Deus e nos colocam em caminhos de morte. A Bíblia disse que o salário do pecado é a morte. Mas Cristo nos ama e nos busca pra nos dar a vida eterna. O pastor foi no caminho do barranco e encontrou a ovelha perdida, ela estava ferida e chorando aos berros.
O amoroso pastor a tomou e a carregou cuidadosamente em seus braços. Quando chegou a casa, os seus amigos e vizinhos perceberam que o pastor vinha com a ovelha ferida nos seus braços e então o bom pastor lhes contou a aventura. A sua maior alegria era ter recuperado a ovelhinha perdida. Depois de contar a história Jesus perguntou aos fariseus: Quem de vocês não faria o mesmo com a ovelha perdida? Assim também há alegria nos céus por um pecador que se arrepende.
Você já convidou Jesus para entrar no seu coração, mas voltou a pecar? Se você já colocou a sua fé em Jesus, mas voltou a pecar, feche seus olhos e confesse ao Senhor o que tem feito que o ofendeu e o afastou dos seus caminhos. Peça perdão e receba o seu amor. Ele te ama e te perdoa. Mas se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. Jesus ama você e jamais te abandonará.



Material enviado pela ex aluna da APEC-Rolândia Eliza Barboza

ARMADURA DE DEUS

ARMADURA DE DEUS - EFÉSIOS 6.10-18
Versículo memorização: Efésios 6.10
OBJETIVO: Criança Salva venha aprender a vestir a armadura de Deus para derrotar o inimigo.
Ensino Principal: Devemos colocar a armadura de Deus para derrotar o inimigo.
INTRODUÇÃO: Quando você vai sair e está chovendo de que você precisa? De proteção (guarda-chuva). E quando está frio? De proteção (touca, luvas). Citar outros exemplos.
E os soldados, de que precisam para irem à guerra? De proteção (capacete, colete a prova de bala e outros). Há muito tempo atrás, os soldados romanos, lá da época de Jesus, usavam uma roupa especial como proteção chamada de ARMADURA, que os protegiam na hora da batalha!
Na Bíblia Sagrada está escrito que o Apóstolo Paulo faz uma comparação dessa armadura com a nossa vida espiritual. Deus nos alerta em sua palavra que devemos nos proteger, todos os dias, dos ataques do inimigo – Satanás, que está sempre arrumando um jeitinho de nos enganar e nos levar a fazer o mal, ao invés do bem. Vamos aprender o que é a armadura de Deus e como você pode usá-la todos os dias para estar preparado e protegido para o que der e vier.

ANDAMENTO:
V.10 – A nossa força pra lutar contra o inimigo vem do imenso poder do Senhor Jesus, que nos faz vitoriosos e nos tornando fortes.
V.11,12 - O inimigo de Deus (Primários e Juniores – Diabo, Satanás), não é de carne e sangue, tem um exército de outros seres inimigos, sem corpo ao seu comando, poderosos seres malignos das trevas que governam o mundo. Eles não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo como Deus, mas eles têm um grande exército que conseguem estar em muitos lugares e em muitos horários. São fortes inimigos ativos que lutam contra nós. E só podemos derrotá-los VESTINDO TODOS os dias a ARMADURA DE DEUS. No momento de sua oração, é uma boa hora para fazer isso!
V.13 – Portanto, usem cada peça da ARMADURA que não é visível aos olhos humanos.
Ligação: Ao vestir a armadura de Deus, você será capaz de resistir ao pecado e fazer o que é certo.

APLICAÇÃO 01
A armadura vai lhe dar ajuda de Deus para lutar contra coisas que Ele não quer que façamos. Satanás quer fazer você ficar interessado em videogame violento, em programas de televisão como filmes que mostram pessoas fazendo coisas que são pecaminosas deixando parecerem divertidos. Também Satanás cria situações que pressionara crianças a praticarem coisas que sabemos que é pecado como: roubar, falar palavrão, contar piadinhas maliciosas entre “coleguinhas”, ameaçar os coleguinhas a praticarem atos de vandalismo, etc... Estas são algumas das maneiras que o diabo tenta persuadi-los a fazerem coisas que não deveriam.
Ligação: A armadura vai lhe dar ajuda de Deus para lutar contra o mal no mundo. Vamos ver quais são as peças dessa Armadura.
V.14 – Cinto da Verdade (PROTEÇÃO): Este cinto era forte e largo, usado ao redor da cintura, e além de proteger os órgãos vitais, também juntava todas as outras peças da armadura. Para nós, o cinto da verdade é colocado para aprender sobre as verdades que estão escritas na Bíblia Sagrada, indo à Igreja, EBD, Culto infantil, Memorizando versículos... O que você sabe sobre Deus o torna confiante em sua Guerra contra Satanás. O cinto da Verdade é sua proteção para que você não fale mentiras e fale somente a verdade! Devemos amar a verdade, abraçar a verdade, buscar a verdade como se fosse o maior tesouro do mundo! Tesouro este que é a Palavra de Deus.
V.14 – Couraça da Justiça (PROTEÇÃO): a couraça é a parte da Armadura que cobre do pescoço até a cintura do soldado. E cobre a parte mais importante do seu corpo: O CORAÇÃO. A couraça é feita de correntes ou placas de metal para que flechas ou espadas não penetrem. Para colocarmos a couraça, nossa vida precisa estar em dia com Deus, quando nós recebemos a Jesus no coração, Deus Vê sempre a justiça do seu filho Jesus em nós, seu filho que nunca pecou, nunca fez nada de errado. Jesus é perfeito, por isso devemos viver o mais correto possível. A batalha contra o pecado é a mais difícil, enquanto vivermos aqui na terra será tentado a pecar. E quando isso acontecer, devemos dobrar nossos joelhos e confessar nosso pecado. Confessar é dar nome ao pecado, e contar pra Deus o que exatamente você fez de errado. Assim Deus te perdoa e não vê mais o seu pecado. Deus lança no mar do esquecimento, e não se lembra de mais... Por isso, devemos sempre preferir sermos bons em vez de ruins. Preferir obedecer a desobedecer, falar a verdade em vez de mentir. Dependendo de como você vive, é o que tornará fácil ou difícil para o inimigo te derrotar. O inimigo só quer te acusar pelos seus pecados, mas pela Justiça de Deus, o sangue de Jesus te purifica de todo pecado, e Deus o vê justo, sem pecado. Isso se você já o recebeu em seu coração. Peça ajuda e Deus irá lhe mostrar o que é o certo e o errado.
V.15 – Sapatos da preparação do Evangelho da Paz (DEFESA): os soldados tinham uma forte proteção nos pés. Tinham tachas ou pregos nas solas das sandálias que lhes davam firmeza e estabilidade. O evangelho é a boa notícia: que Deus nos enviou um presente, seu Filho Jesus para que nós possamos assim ter Paz com Deus, pois tendo Paz com Deus, nós caminharemos com Jesus. O evangelho deve ser anunciado e levando sempre paz, e não discussão: eu sou de Deus e você não... Não devemos causar discussões sobre religião, devemos andar depressa para levar a mensagem da Salvação. Devemos mostrar que ser cristão não é viver uma vida cheia de não pode, não pode, não pode, mas mostrar que podemos nos divertir e sermos felizes sem precisarmos pecar! Muitas vezes o inimigo vai te fazer tropeçar e cair, assim nos machucamos, ficamos tristes e desanimados e não levamos o evangelho a outras pessoas. Por isso, devemos Mostrar através de nossa vida que temos Paz com Deus e compartilharmos com as outras pessoas essa Paz que vem somente de Deus.
Ligação: Devemos compartilhar sobre o amor de Deus com as outras pessoas
V.16 – Escudo da Fé (DEFESA) - Os escudos eram feitos de madeira e cobertos com coro bem grosso. Mediam 76 cm de largura por1,20 m de comprimento. Eram grandes protegendo praticamente o corpo inteiro do soldado. E em seus lados tinham ganchos que se prendiam uns aos outros assim formando um grande muro em volta dos soldados. Como os inimigos sabiam que o escudo era de madeira, então, geralmente na batalha eles lançavam contra esses soldados flechas com fogo nas pontas. Por isso o escudo estava sempre molhado, para que quando chegassem essas flechas inflamadas, não lhe causasse dano nenhum.
Nosso inimigo também envia essas flechas com fogo que chamamos de dardos inflamados, que são: mentiras, pensamentos maldosos sobre pessoas, desejo para pecar, pensamentos impuros, medo, pessimismo, depressão (explicar tristeza que não tem fim) (Dar exemplo almejar um bem que não temos condição de adquirir, e até planejar pegar, roubar). Não sabemos o momento que o inimigo vai lançar seus dardos e atacar nossa mente, nossa família, nossos amigos. Para isso, estejamos preparados, estando sempre perto de Amigos Cristãos, eles não vão me tentar a fazer coisas erradas, não ir para lugares que sei que Deus não está, onde só há pecado. O nosso escudo tem que estar sempre à mão.
V.17 – Capacete da Salvação (DEFESA) - O capacete do soldado protegia a sua cabeça, e o inimigo quer atacar a nossa mente, nos desviando dos ensinamentos, nos fazendo crer que não temos mais salvação e que está tudo perdido e nossos pecados não serão perdoados. Devemos tomar cuidado com o que assistimos na TV, com as músicas que ouvimos, com o que pensamos, com as conversas que temos... DEVEMOS APRENDER A CONTROLAR NOSSOS PENSAMENTOS: Eu não gosto desse irmão da igreja; Ah! Ninguém nunca me ajuda; Não quero mais viver desse jeito; Pois tudo isso pode gerar dúvidas no Plano de Deus para nós. Precisamos nos concentrar no que é bom: Jesus morreu em nosso lugar na cruz, e quando o recebemos, estamos livres do castigo de ficarmos separados de Deus para sempre.
V. 17 – A Espada do Espírito (ATAQUE E DEFESA) - Se estivermos coberto da cabeça aos pés com a ARMADURA DE DEUS, Satanás não poderá nos atingir, então, como o soldado que precisa de sua espada para lutar, nós também temos que ter a nossa espada que é a palavra de Deus, que em tempo de tentação devemos ler e citar e então venceremos toda cilada do inimigo. Nossa espada é diferente, pois as de metais, quanto mais se usam, mais elas ficam sem corte precisando ser afiadas. A nossa não, quanto mais usada, mais afiada e eficaz ela se torna. Por isso, precisamos aprender e memorizar os versículos da palavra de Deus para que o Espírito Santo faça vir a nossa memória quando somos tentados a fazer o mal.
Ligação : Toda essa proteção será eficaz

APLICAÇÃO 02
Quando Você for tentado a pecar, (Mudar exemplos conforme faixa etária), estiver sofrendo perseguições, zombarias porque é cristão, por não ter riquezas, por não ter pais, ou qualquer outro motivo e estiver com a armadura, verá que quando chorar será consolado. Quando estiver com ira, o Senhor irá te dar mansidão. Quando estiver insatisfeito, impaciente com a vida, com tudo, o Senhor irá satisfazer todas as suas necessidades, (necessidades não desejos) desde que seja a vontade Dele. Ler I Coríntios 15.57 “ Graças a Deus que nos dá a vitória por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo”
Ligação : Com todas as peças :
CLIMAX!
V.18 – Nossa ARMADURA ESTÁ COMPLETA. E você está em guerra, por isto esteja preparado todo dia, toda hora, em todo momento. Não existe “pausa game”. A luta será sempre travada, então esteja pronto!
CONCLUSÃO:
V.18 - Orem o tempo todo! O bom soldado está sempre em contato com seu comandante, seguindo suas orientações e estratégias. A oração é uma parte adicional muito importante na luta contra os poderes espirituais do inimigo. É a comunicação com Nosso comandante Jesus Cristo! Seguindo sempre suas ordens e estratégias. Através da oração, pedimos sua orientação e direção.
Deus nos deu tudo que precisamos para sermos vencedores!

Com a armadura seremos capazes de ficarmos firmes e de não cairmos diante do inimigo. Estaremos protegidos sempre para os ataques surpresas do inimigo. Pois se não estivermos preparados, ele pega uma parte nossa que não está protegida e que está exposta atacando ali, nos ferindo, nos machucando. Somos soldados do Exército de Deus. Amém!


Material enviado pela ex aluna da APEC-Rolândia Eliza Barboza

A Casa na Rocha

A Casa na Rocha - Mateus 7
Versículo para memorizar: “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha”. Mateus 7:24
A HISTORIA: Crianças, alguém aqui já viu uma casa sendo construída? Quem já viu uma casa em construção? Certamente quase todos nós. Mas, quem já viu bem de perto, parou para ver, o trabalho que os homens fazem quando estão construindo uma casa ou um prédio? (Espere as crianças responderem).
Que ferramentas os homens usam? Eles limpam o terreno, aplainam, marcam os seus limites e começam a construir os alicerces ou as suas fundações. Às vezes, usa muito concreto e ferro apropriado, para que fique uma construção bem sólida.
Certa vez, quando Jesus estava ensinando as pessoas, Ele lhes contou uma história sobre dois homens que construíram as suas casas. Um construiu sobre a ROCHA e o outro construiu sobre a AREIA.
O PRIMEIRO HOMEM: construiu sobre uma rocha, cavou uma vala profunda e fez o alicerce bem sólido. Era um terreno bem firme e a casa foi sendo construída de uma forma muito segura, até ficar pronta. Porém, veio uma tempestade muito forte.
O vento fazia uh...uh... uh..., os relâmpagos brilhavam no céu, os trovões faziam tremer, e a chuva caía fortemente. Os rios foram enchendo, enchendo e transbordaram. E a água bateu contra aquela casa, mas nada aconteceu com ela, porque FOI construída sobre uma rocha.
O SEGUNDO HOMEM: porém construiu sua casa sobre a areia, sem alicerces. E quando veio a tempestade, aquela casa que não estava firme, desabou. Quando Jesus contou essa história, Ele queria ensinar às pessoas uma importante lição:
“TODO AQUELE QUE VEM A MIM E OUVE AS MINHAS PALAVRAS E AS PRATICA, É SEMELHANTE AO HOMEM QUE CONSTRUIU A SUA CASA SOBRE A ROCHA. MAS O QUE OUVE E NÃO PRATICA É SEMELHANTE AO HOMEM QUE EDIFICOU UMA CASA SOBRE A TERRA SEM ALICERCES”.
Conclusão: Então crianças, quando vierem as dificuldades, vocês devem saber que aquele que constrói a sua vida (casa) sobre a rocha (que é Cristo) fica firme e não cede à tentação, mas o que construiu sobre a areia, não tem firmeza e é logo derrubado.
Que Jesus abençoe a cada um de vocês, para que possam aprender cada dia a obedecê-Lo. Que obedeçam também aos seus pais e professores! Assim, estará construindo a casa de vocês sobre a Rocha, a verdadeira Rocha que é Jesus.


Música: NÃO NÃO CONSTRUA A SUA CASA NA AREIA / NÃO CONSTRUA NA BEIRA DO MAR / MESMO QUE PAREÇA FIRME É IMPOSSIVEL QUE ELA FIQUE / A TEMPESTADE A VAI DERRUBAR. / A ROCHA É O LUGAR DE CONSTRUIR / UM ALICERCEW FIRME QUE NÃO VAI CAIR / AS TEMPESTADES VÃO E VEM / MAS A PAZ EM CRISTO TU TENS!


Material enviado pela ex aluna da APEC-Rolândia Eliza Barboza

A CURA DE UM PARALÍTICO EM CAFARNAUM

A CURA DE UM PARALÍTICO EM CAFARNAUM
Objetivo: Mostrar para as crianças como os amigos do paralítico usaram suas cabeças para resolver seu problema. Mostrar que Jesus tem poder para curar e perdoar os pecados.

BASE BÍBLICA
Marcos 2:1-12; Mateus 9:1-8; Lucas 5:17-26

VERSÍCULO BÍBLICO
“Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados, a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, vai para tua casa.” Mateus 2:10-11 

Certa vez, quando Jesus voltou à cidade de Cafarnaum, logo se espalhou a notícia de que Ele estava ensinando a palavra de Deus em uma casa. 

Foi tanta gente que se juntou para ouvir Jesus, que não havia mais lugar para ninguém dentro da casa; nem mesmo do lado de fora, perto da porta.

  

 Enquanto Jesus estava pregando, chegaram quatro amigos trazendo um paralítico.
- Um dos amigos falou:
- Tem gente demais aqui! E por causa da multidão, não puderam levar o homem até Jesus.



Por isso, decidiram subir no telhado da casa onde Jesus estava e fizeram um buraco no telhado da casa e desceram o amigo para dentro da casa.
Quando Jesus viu como eles tinham fé, disse ao paralítico:
- Filho, os seus pecados estão perdoados.



 Mas, alguns professores de religião dos judeus diziam uns aos outros:
- Como é que este homem tem coragem de falar assim?
- Nenhum homem pode perdoar pecados! Só Deus tem esse poder!
Jesus sabia o que eles estavam pensando. Por isso, disse:
- Por que é que vocês estão pensando assim? 


Que é mais fácil dizer a este paralítico: Que seus pecados estão perdoados, ou dizer, levanta-se, pegue sua cama, e ande? Vou provar para vocês que eu tenho autoridade na terra para perdoar pecados!
Então disse ao paralítico:
- Levante-se pegue a cama e vá para casa!
Enquanto olhavam, o homem se levantou, pegou a cama, e foi embora. 
Todos ficaram muito admirados. 
Louvavam a Deus e diziam:
- Nunca vimos uma coisa assim!

APLICAÇÃO
Muitas vezes problemas são difíceis de resolver, não podemos resolvê-los sozinhos.
Os quatro amigos do paralítico trabalharam juntos, e acharam uma solução ao problema de como alcançar Jesus. Se trabalharmos juntos, nossos problemas serão mais fáceis de resolver. E não esqueçamos de pedir a ajuda de Deus. Ele tem prometido ajuda a nós.


Material enviado pela ex aluna da APEC-Rolândia Eliza Barboza

DEZ DAMAS DE HONRA

DEZ DAMAS DE HONRA
OBJETIVOS: Ao final da lição a criança deverá:
ü  SABER que precisa da presença do Espírito Santo em sua vida.
ü  SENTIR necessidade de ter o Espírito Santo.
ü  RESPONDER orando sinceramente, estudando a Bíblia e obedecendo à voz do Espírito Santo.
ü  ESTAR PRONTO: para dizer “Ora vem Senhor Jesus”
VERSO PARA MEMORIZAR: “Mas à meia-noite ouve-se um grito: Eis o noivo! Saí-lhe ao encontro!”. Mateus 25:6
LEITURA AUXILIAR:  Mateus 25:1-13; Parábolas de Jesus, 405-421.
APRESENTANDO A LIÇÃO: Mostrar uma lâmpada e perguntar: O que é isso? Para que serve? Mostrar a lamparina e perguntar: Sabem o que é isto? Isto é uma lamparina.
Na época de Jesus, não havia luz elétrica nas casas e nas ruas. Quando anoitecia as pessoas usavam lamparinas e tochas para conseguirem enxergar alguma coisa. Certa vez Jesus estava no Monte das Oliveiras com seus discípulos e viu uma casa toda iluminada com tochas e lamparinas para a festa de um casamento.
Ele então contou uma história sobre um casamento.
Na região onde Jesus morava os casamentos eram um pouco diferentes dos casamentos que costumamos assistir hoje. O noivo ia ao encontro da noiva, na casa dos pais dela.
De lá, acompanhados dos amigos e parentes, iluminados pelas tochas e ao som de uma música bem alegre, eles iam para a casa onde os dois morariam. Lá os noivos ofereciam uma festa aos convidados. Nem todos os convidados vinham junto com o noivo. Alguns ficavam no caminho, esperando pelo cortejo. De lá todos iam para a festa.
Nessa parábola, DEZ MOÇAS SE PREPARARAM para esperar o CORTEJO DOS NOIVOS e ir com eles para a festa.
Dessas dez moças, cinco eram ajuizadas e cinco não tinham juízo. Elas estavam muito animadas por participarem do casamento e não viam a hora de começar a festa. Como era noite e não havia iluminação nas ruas, cada uma das dez moças levou uma lamparina (mostrar a lamparina). Só que as moças ajuizadas pensaram: “Se o noivo demorar muito pode ser que acabe o óleo da lamparina e ficaremos no escuro. É melhor levar um pouco mais”. Então elas encheram uma vasilha com óleo, como prevenção.
As moças sem juízo devem ter pensado: “Eu tenho óleo suficiente. Duvido que o noivo demore tanto. Além disso, encher a vasilha é trabalhoso e muito demorado. É melhor ir embora logo”. E não levaram óleo de reserva.
Logo elas estavam no caminho à espera do cortejo. Imagino que elas tenham chegado muito animadas, conversando sem parar sobre como seria a festa. Só que o tempo foi passando, passando e nada do cortejo chegar. Elas esperaram e esperaram. Andar de um lado para o outro, como quem está esperando. Depois de algum tempo começaram a sentir sono e bocejar.
Já era tarde da noite e nada dos noivos chegarem. Elas começaram a se encostar umas nas outras e nas paredes e muros à sua volta e, depois de algum tempo, todas adormeceram.
Mas sabem crianças, à meia-noite ouviu-se um grito (falar bem alto): “Aí vem o noivo, saí ao seu encontro!” As dez moças acordaram de uma vez e levantaram-se. Já dava até para ver o cortejo se aproximando. Elas começaram a arrumar suas lamparinas rapidamente.
As moças ajuizadas pegaram o óleo das suas vasilhas e colocaram-no dentro das lamparinas, com pressa para irem logo. As moças sem juízo perceberam que suas lamparinas estavam se apagando e ficaram muito nervosas porque não tinham azeite de reserva. Elas então pediram para as moças ajuizadas darem do azeite delas. Mas todo o azeite de reserva já fora usado. Não havia sobrado nada para dar para as outras.
As moças ajuizadas ainda aconselharam as sem juízo a irem comprar azeite e depois voltarem para encontrar o noivo. As moças tolas foram correndo tentar achar um lugar, àquela hora da noite, onde pudessem comprar azeite. Enquanto elas saíram, os noivos e seu cortejo chegaram e as moças prevenidas foram com eles para a festa.
Mais tarde, quando todos já estavam dentro da casa, festejando, as outras cinco chegaram.
Elas começaram a bater palmas e gritar: “Por favor, abram a porta! Queremos participar da festa também”. O noivo estranhou que algum convidado chegasse àquela hora para a festa pois ele dera tempo suficiente para que todos viessem. Chegar tão tarde era um desrespeito e o noivo achou que, com certeza aquelas moças não eram suas amigas, mas pessoas desconhecidas, querendo aproveitar-se da festa. E estava tão escuro que ele não podia enxergá-las. Ele então lhes disse: “Não conheço vocês”. E fechou a porta. As tristes moças sem juízo ficaram para fora da festa, na escuridão da rua. Esse foi o resultado de serem tão descuidadas.
Algumas pessoas são tão descuidadas quanto aquelas moças sem juízo. Nessa história Jesus deixou claro que, quem não se preparar agora, não poderá participar da festa no Céu, quando Ele voltar.
APLICANDO: Mostrar duas lamparinas. Explicar como são feitas. Dizer: Na lamparina podemos entender alguma coisa sobre nossa vida. A lamparina, que produz a luz através da chama, é a Palavra de Deus, a Bíblia. Mostrar a Bíblia. Está escrito que “lâmpada para meus pés é a Tua Palavra e luz para meus caminhos”. Mas a luz da lamparina apaga-se rapidamente se não houver óleo dentro. O óleo representa o Espírito Santo de Deus. As pessoas que estão esperando Jesus voltar são como aquelas dez moças. Mostrar as dez figuras. Vejam que todas as moças têm lamparinas. Assim, todos os que esperam Jesus têm a Bíblia, que é a lamparina, e conhecem seus ensinos. Cinco moças foram prevenidas, cinco não. Algumas pessoas que esperam Jesus estão preparando o coração para o encontro com Jesus, outras não. Como isso acontece? Como o óleo da parábola deve ser guardado na vasilha, de reserva, o Espírito Santo deve ser “armazenado” também. Isso pode acontecer de várias maneiras. Sabem aquela voz que nos repreende toda vez que fazemos algo errado? É o Espírito Santo tentando nos ajudar a vencer o pecado. Quando estudamos a Bíblia e entendemos suas palavras é porque o Espírito Santo nos ajudou. Quando oramos a Deus pedindo perdão e ajuda para obedecer, o Espírito Santo vem nos consolar e fortalecer. As crianças e adultos que atendem aos conselhos dEle, conseguem entender melhor a vontade de Deus e vão enchendo suas lâmpadas.

ATITUDES DEIXAM A LAMPARINA ACESSA:
1.      Ler a Bíblia todos os dias, com oração
2.      Pedir a ajuda de Deus para lhe obedecer
3.      Ao ouvir a voz do Espírito Santo dizendo que você não foi bondoso com os vizinhos e você vai logo pedir perdão.
4.      Dizer “não” quando seus amigos chamarem para conversar fora da igreja, durante o culto.
5.      Prestar atenção no culto.
6.      Falar da volta de Jesus para seus colegas.

ATITUDES QUE DEIXAM A LAMPARINA APAGADA:
1.      Não orar
2.      Ler rapidamente a Bíblia, de vez em quando, sem prestar muita atenção
3.      Ouvir a voz do Espírito Santo dizer que você mentiu para sua mãe e não confessar para ela.
4.      Estudar a lição, mas deixar para obedecer só quando crescer.
5.      Conversar durante todo o culto.
6.      Mentir.

Material enviador pela ex aluna da APEC-Rolândia Eliza Barboza

Imagem-Material


Material enviado pela ex aluna da APEC - Rolândia Eliza Barboza


















sábado, 18 de janeiro de 2014

Sugestões

Sugestões de Gil Pedroso,ex-aluna da APEC-Aliança Pró-Evangelização das Crianças